Percursos

ATENÇÃO: Os reconhecimentos ou treinos são da inteira responsabilidade dos interessados. 

Avisos Estado do Percurso

Aviso 1 – No percurso entre a Casa do Burro (Controlo 5) e a Ribeira das Cales (controlo 6) existem algumas árvores caídas no trilho que impedem a passagem.  Só contornando por terrenos sobranceiros de maior dificuldade.

Aviso 2 – Zona estreita e desprotegida no trajeto na margem esquerda da Ribeira dos Boieiros, antes do controlo 8.

Aviso 3 – Passagens estreitas, zonas escorregadias e passagens de ribeira na levada dos Tornos entre o controlo 10 caminho dos Pretos e o Curral dos Romeiros – Em caso de condições climatéricas adversas, não force a passagem, existe alternativa  pela estrada de acesso ao Curral dos Romeiros.

Os percursos disponibilizados pela organização poderão sofrer alterações por motivos de força maior (ocorrências naturais, segurança, outros que a organização assim o entenda como mais adequados no dia da prova) .

Descrição dos Percursos

TFX 31KM 1550 D+

O TRAIL Funchal 31km 1550 D+ é um verdadeiro Trail Running, distância e desnível elevam a sua dificuldade a Muito Difícil. Os atletas irão viver múltiplas experiências de piso e envolventes aos caminhos que irão percorrer dos 500 aos 1480 metros de altitude, no ambiente habitacional da Freguesia do Monte, em floresta e áreas de média montanha. Asfalto, terra batida, cimento em caminhos amplos e de fácil corrida, e muitos caminhos e trilhos sinuosos,com declives acentuados a subir e descer, com pisos muito técnicos, de terra, pedra ou areões, secos ou  molhados, com ou sem vegetação numa permanente aventura de Trail Running.

Descrição do itinerário – Partida no Largo da Fonte, Monte, seguindo para a Corujeira, Caminho dos Tornos, Ponte do Pisão, cruza a levada dos Tornos e sobe para as nascentes dos Tornos Altos e depois Casa do Barreiro. De seguida sobe para o caminho florestal da Casa do Barreiro, caminho florestal do Chão da Lagoa, Marco Geodésico do Chão da Lagoa, Casa do Burro, depois descida para a Ribeira das Cales, Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal. Depois sobe para o Montado dos Curraleiros, desce para estrada regional de acesso ao Poiso, Montado do Pereiro, Ribeira dos Boieiros, Figueirinha, Pico do Silva, Carreiras, Pico do Infante, Levada da Serra, Caminho dos Pretos, Levada dos Tornos, Curral dos Romeiros, Caminho para as Babosas e final no Largo da Fonte.

Percursos para transferir: TFX 31 Km (KMZKMLGPXTRK)


Visualizar TFX 31 KM em um mapa maior

GRAFICOS TRAIL FUNCHAL grande 31 copyTFX 19KM 480 D+

O percurso de 19km com partida no Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal reúne todas as características de um Trail Running, mas com menos distância e desnível, numa boa possibilidade para os que

se iniciam na modalidade ou simplesmente pretendem usufruir do ambiente de uma competição, mas num ritmo de passeio.

PERCURSO – Partida no Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal, subindo para o Montado dos Curraleiros, depois desce para estrada regional de acesso ao Poiso, segue pelo limite do Montado do Pereiro, Ribeira dos Boieiros, Figueirinha, Pico do Silva, Carreiras, Pico do Infante, Levada da Serra, Caminho dos Pretos, Levada dos Tornos, Curral dos Romeiros, Caminho para as Babosas e final no Largo da Fonte.

Percursos para transferir: TFX 19 Km (KMZKMLGPXTRK)

View TRAIL FUNCHAL 19KM 480D+.kml in a larger map

GRAFICOS TRAIL FUNCHAL grande 19 copy