«

»

Abr 23

Trail Funchal 2013 – 227 Atletas nas Serras do Funchal

Manuel Faria (ADC Jardim da Serra) e Cristina Nascimento (Clube Aventura da Madeira/Trizone) venceram a primeira edição do Trail Funchal

trailFxFoto01

A primeira edição do Trail Funchal decorreu no passado Domingo, com 250 inscritos confirmados, compareceram à partida 227 atletas distribuídos pelas duas distâncias em disputa. A prova principal, com 31km e 1550 metros de desnível positivo acumulado contou com 112 participantes, tendo a distância de 19km e 480 metros de desnível positivo 115 participantes.

O tempo quente que se fez sentir durante a prova foi uma das maiores dificuldades relatadas pelos atletas, embora o percurso fosse muito exigente, com subidas e descidas alternadas e pisos diversos e muito técnicos.

A partida da prova de 32km foi às 8h30 no Largo da Fonte – Monte, tendo o pelotão seguido para a Corujeira por caminhos secundários e veredas até à entrada na área florestal na zona dos Tornos, onde se iniciou a parte mais difícil do trail, com subida de 950 metros de desnível até ao Chão da Lagoa, Casa do Burro, situada a 1480 de altitude. Deste local, os atletas desceram para a Ribeira das Cales, Centro de Receção do Parque Ecológico, a 1100 metros de altitude, para subir novamente até ao Montado dos Curraleiros nas imediações do Poiso, subindo cerca de 300 de desnível. Deste ponto seguia-se uma descida até à Figueirinha e depois Carreiras, Pico do Infante e Centro Hípico, no caminho dos Pretos. Na continuação do percurso, os atletas seguiam pela Levada dos Tornos até ao Curral dos Romeiros, entravam na vereda de ligação com as Babosas para cortar a meta no Largo da Fonte.

trailFxFoto02

A distância de 19km reunia muitos dos estreantes no Trail Running que se concentraram no Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal para a partida às 10h30, seguindo o percurso até ao Largo da Fonte.

Manuel Faria (ADC Jardim da Serra) e Cristina Nascimento (Clube Aventura da Madeira/Trizone) venceram a primeira edição do Trail Funchal, na distância principal com 31km.

Na competição masculina, Manuel Faria passeou a sua classe pelas serras do Funchal, vencendo de forma categórica os 31km, com o tempo de 3:04:20, com cerca de 19 minutos de vantagem para Roberto Lúcio (Clube de Montanha do Funchal). Em terceiro classificou-se José Ornelas, atleta do Jardim da Serra que também vem se destacando nas provas do Circuito de Trail Running Madeira.

Na competição feminina, a luta pelo primeiro lugar foi mais disputada, com Ana Viveiros a dar alguma luta a Cristina Nascimento, inclusivamente no controlo junto ao centro Hípico, a 6,5km da meta controlou com 6 segundos de vantagem, mas na levada dos Tornos e subida para as Babosas Cristina Nascimento acelerou o ritmo e destacou-se cortando a meta com o tempo de 3:52:24, pouco mais de 4 minutos de vantagem para Ana Viveiros (Ludens Machico/Active Sport) que fez 3:57:06, segunda classificada na distância de 31km. Na terceira posição classificou-se Isabel Fagundes (Clube Aventura da Madeira/Trizone) com o tempo de 4:04:32.Monte 31km após a partida

trail fx 4

Na distância de 19km e 480 metros, Flávio Remesso (ANAM/SSLCI) foi o vencedor com o tempo de 1:34:12, seguido do seu colega de equipa Gregório Rodrigues e em terceiro classificou-se Gilberto Gonçalves da Casa Bimota.

A competição feminina teve como vencedora a atleta Paula Rodrigues do Clube de Montanha do Funchal com o tempo de 1:55:17, seguida de Sílvia Viveiros (Ludens Machico/Active Sport) e de Anita Roque (AmigosDucaalhau) em terceiro.

O Trail Funchal ainda distinguiu os vencedores por escalão.

Coletivamente a ACD Jardim da Serra venceu nos Masculinos e o Clube Aventura da Madeira nos femininos.

 

Números da Organização

A organização do Clube Aventura da Madeira teve 57 colaboradores distribuídos por 10 postos de controlo, segurança nas estradas e em partes sensíveis do percurso, logística, reportagem vídeo e fotografia e uma equipa de apuramento de resultados que foram disponibilizados on-line junto com uma transmissão vídeo direta da meta, no Monte.

Esta prova teve 250 inscritos confirmados, partiram 227 atletas, registando-se 5 desistências durante o percurso.

Para a hidratação e alimentação dos participantes nos postos de abastecimento foram disponibilizados 400 litros de água e isotónico, 6,5kg de amendoim, 7kg de passas, laranjas, bananas, chocolates e queijo.

Esta prova com organização do Clube Aventura da Madeira constituiu o terceiro percurso pontuável para o Circuito de Trail Running Madeira 2013, num total de 7 eventos do calendário. Resultados por escalões e distância

 

Resultados Finais

 TFX 31Km 1550m D+

 TFX 19Km 480m D+

 Escalões

Gerais Escalão

 Equipas

 

Apoios ao Trail Funchal

- Câmara Municipal do Funchal

- Parque Ecológico do Funchal

- Junta de Freguesia do Monte

- Trizone

- Terminal 7

- ZON Madeira

- Nestlé – KitKat

- Madeira Adventure Park

- Teleférico do Funchal

- Jardim Tropical Monte Palace

- Restaurante Jardim das Flores

- Grupo de Campismo de Santo António

- Escoteiros do Monte – Grupo 159

 

BARRA TODOS OS APOIOS copy